Neuropsiquiatria

É o ramo da medicina que integra os domínios da neurologia e da psiquiatria e suas relações.

A Neurologia é o ramo médico especializado no estudo do sistema nervoso central e periférico, sendo o neurologista o especialista no estudo das doenças do sistema nervoso e suas relações com as outras partes do corpo humano.

As doenças que a neurologia e o neurologista podem diagnosticar e tratar são as epilepsias (convulsões), as cefaléias (dores de cabeça), distúrbios do sono, AVCs (?derrames?), distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla), as neuropatias, as doenças musculares, os aneurismas cerebrais e os tumores cerebrais.

Por sua vez, a Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade, esquizofrenia, demência, TDAH e outros. Sua meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico.

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Biopsico, todos os direitos reservados - 2017