Interagir com cachorros reduz o estresse por até 10 horas, aponta estudo

As sessões de  terapia com cães são uma oferta cada vez mais popular em faculdades da América do Norte. Agora, uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) confirma que interagir com os cachorros têm o poder de aliviar o estresse dos estudantes.

“Nossas descobertas sugerem que esse tipo de sessão possui um efeito positivo mensurável sobre o bem-estar dos alunos, particularmente na redução do estresse e de sentimentos de negatividade”, ressaltou Emma  Ward-Griffin, principal autora do estudo, ao EurekAlert.

No trabalho científico, publicado no Stress and Health, 246 estudantes foram questionados antes e após passarem por uma sessão com cães de terapia. Os alunos eram livres para acariciar, abraçar e conversar com sete a 12 companheiros caninos durante o período. Eles também preencheram questionários imediatamente antes e após esse período, e novamente cerca de 10 horas depois.

Os participantes relataram redução significativa no estresse, bem como maior felicidade e energia imediatamente após a sessão, em comparação com um grupo de controle com estudantes que não passaram pela experiência.

“Descobrimos que, mesmo 10 horas depois, os alunos ainda relataram emoção ligeiramente menos negativa, sentindo-se mais apoiados e menos estressados”, disse Stanley Coren, co-autor do estudo e professor emérito de psicologia na UBC.

Embora pesquisas anteriores sugerissem que estudantes do sexo feminino se beneficiariam mais do que os homens, os cientistas relataram que as vantagens são igualmente distribuídas em ambos os sexos nesse estudo. Uma vez que os fortes efeitos positivos foram de curta duração, os pesquisadores concluíram que as universidades deveriam ser encorajadas a oferecer a experiência em períodos de aumento do estresse, como na época das provas.

 

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novídades

Biopsico, todos os direitos reservados - 2017